BAGDÁ: UM INFERNO AQUI NA TERRA? (por IGOR GIELOW)
IGOR GIELOW SEMPRE TEREMOS O HELIPORTO BAGDÁ, UM INFERNO AQUI NA TERRA? Sempre teremos o heliporto Bagdá mergulhada em guerras sectárias RESUMO A vida em Bagdá ainda é percebida por seus habitantes como um "inferno", embora os piores momentos já tenham passado. Postos de controle, tráfico de armas e uma guerra sectária entre xiitas e sunitas marcam o cotidiano bagdali, entre o caos geral e a tranquilidade artificial da Zona Verde, controlada pelos EUA. IGOR GIELOW O PERENE véu de areia que cobre Bagdá estava particularmente espesso numa calorenta manhã de julho de 1997, quando Nezar Mhawi, então com 16 anos, atravessava a ponte Ahrar em direção à loja de ferragens em que trabalhava com seus primos, no bazar Shorja, no centro da cidade. Eram cerca de 7h30 e ele teve de limpar os olhos. "Era um borrão negro, que virou uma mulher de abaya, puxando duas crianças e com um bebê no colo. Ela o jogou no rio como se fosse um saco de lixo", conta Mhawi. Vent...