FERNANDO DE BARROS E SILVA

Ficha Rica

SÃO PAULO - É um caso e tanto, bizarro e intrigante, este envolvendo Selmo Santos, candidato a deputado federal pelo DEM de São Paulo. Ele declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 91,6 milhões. É o sexto mais rico entre os mais de 5.700 candidatos à Câmara.
Mas R$ 80 milhões da fortuna de Selmo vêm da participação em uma universidade que não existe, conforme foi revelado, nesta Folha, pelo repórter Breno Costa. O Centro Universitário Livre do Meio Ambiente, ou "Unilma", foi criado em 2002, com direito a brasão e estatuto registrado em cartório, mas o MEC desconhece a sua existência.
Segundo o advogado de Selmo, a Unilma "está em fase de implantação, recolhendo patrocínios". Seu endereço, no entanto, é uma casa de família bem simples na zona leste. O próprio Selmo, o milionário, mora numa espécie de casebre em São Mateus, na periferia da cidade. A explicação para a farsa passa, pelo menos em parte, pela "casa" que hoje abriga esse demista notório.
Selmo é o candidato Ficha Rica. Réu em dois processos por estelionato e outro por falsidade ideológica, está preso desde janeiro no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros. Já havia sido preso antes por tráfico de drogas. Como nunca foi condenado por decisão colegiada, não cai na rede do Ficha Limpa.
Chefe do DEM local, Gilberto Kassab prometeu ontem expulsar Selmo. Na véspera, o deputado Guilherme Campos (DEM-SP), homem do prefeito, havia atribuído sua indicação à "área política" da legenda. E disse que não revelaria o nome do padrinho de Selmo "nem sob tortura". Poderia dizer ao menos quem é dessa "área política"?
A lista de federais do DEM em SP tem 31 nomes. É controlada com mão de ferro por Kassab, que aposta e investe na ampliação das bancadas na Assembleia (hoje com 12) e na Câmara (com seis paulistas).
Kassab já articula sua sobrevivência política diante do eventual fiasco de Serra. Quem sabe ele ainda ajude a tirar a Unilma do papel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas twitter