FICHA TÉCNICA IPAD 2 TELA 9,7 polegadas RESOLUÇÃO 1.024x768 PROCESSADOR Apple A5 dual-core de 1 GHz RAM 512 Mbytes

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com melhorias discretas, iPad 2 ainda é o tablet mais atraente

BRUNO DO AMARAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, apresentou o iPad 2, em março deste ano, deve ter pensado que em time que está ganhando mexe-se bem pouco.
E estava certo, pois o aparelho ainda é a melhor experiência que o usuário pode ter com aplicativos e navegação na internet com um tablet atualmente, mesmo com a chegada de novos produtos da concorrência.
É preciso entender: se o iPad 2 é sinônimo de tablet hoje em dia é devido ao sistema operacional iOS, com sua fluidez e facilidade de uso.
Ao contrário do Android 3.0, o software proprietário da Apple traz a sensação de um produto mais bem acabado e pensado para a plataforma, sem travamentos corriqueiros ou engasgos.
Outro ponto é que o aparelho já conta com páginas na web que funcionam otimizadas para a experiência na tela de 9,7 polegadas. Por conta disso, não dá para sentir tanto a ausência do complemento multimídia Flash, da Adobe, presente na concorrência, salvo em alguns sites menos populares.
Ainda mais se forem levados em consideração os mais de 80 mil aplicativos exclusivos para o tablet (além da compatibilidade com quase todos os 350 mil disponíveis para iPhone e iPod touch), com versões de grandes revistas e livros, jogos e vídeos em alta definição e agregadores de conteúdo.
As melhorias em relação à primeira geração do iPad são notáveis, ainda que discretas.
Com o processador A5 de dois núcleos, o tablet ganhou mais potência para os aplicativos mais pesados, como a atualização do editor de vídeos iMovie ou jogos como Infinity Blade e Real Racing 2 --este último até rodando em Full HD (1.080p) em uma TV por meio do adaptador HDMI vendido separadamente.
A redução de cerca de 100 gramas garantiu mais conforto na hora de utilizar o tablet por períodos longos, enquanto a manutenção do tempo de vida útil da bateria para até 10 horas continua atrativa como sempre.

PONTOS FRACOS
Mas há algumas coisas que, se não incomodam, parecem desnecessárias. Uma das mudanças mais alardeadas pela Apple foi a inclusão de uma câmera dianteira para videoconferência pelo aplicativo FaceTime e uma traseira capaz de capturar vídeos em alta definição (720p) e fotos com a mesma resolução.
A utilização delas é uma experiência desagradável e desnecessária, sem resultados adequados e que provavelmente só está disponível por pressão do mercado (todos os concorrentes têm função semelhante).
Outra crítica é a capacidade multitarefa, que nem sempre permite reabrir aplicativos no ponto anterior.

NO BRASIL
O iPad 2 deve chegar ao varejo brasileiro na próxima sexta (27). Segundo a Folha apurou, os aparelhos já estão nos estoques dos varejistas.
Caso o tablet realmente seja fabricado na sede da fabricante terceirizada Foxconn no país com todos os incentivos que o governo promete, há uma grande chance do aparelho da Apple se tornar não só o melhor produto do mercado, como também ter um preço competitivo.
Aí ficará bem difícil para a concorrência superar a tábua de Steve Jobs.

FICHA TÉCNICA
IPAD 2
TELA 9,7 polegadas
RESOLUÇÃO 1.024x768
PROCESSADOR Apple A5 dual-core de 1 GHz
RAM 512 Mbytes
ARMAZENAMENTO 16, 32 ou 64 Gbytes
CÂMERAS Frontal (VGA) e traseira (1,3 Mpixel)
PESO 601 g
DIMENSÕES 241,2x185,7x8,8 mm
QUANTO A partir de US$ 499 (cerca de R$ 805) nos EUA
AVALIAÇÃO Ótimo


Texto Anterior: Eu indico: Felipe Andreoli, repórter do "CQC"
Próximo Texto: Sólido, Xoom ainda depende dos próximos passos do Android

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas twitter